segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A vida em Constantinopla

Em Constantinopla, havia várias diferenças de vida. Uma das maneiras de ter lucro foi o comércio, que tinha artigos de luxo como: perfumes, tecidos de seda, peças de porcelana, etc. Já os comerciantes intermediários, compravam e revendiam trigo, especiarias, vinho e azeite. Também exportavam joias, tecidos e artigos de ouro e marfim.
A vida nas cidades era diferente da vida no campo, pois eram diferentes classes sociais. Os grandes comerciantes, donos de oficinas e manufaturas, membros do alto clero e outros, que viviam em Constantinopla (Bizâncio), representavam a minoria da população, e a maioria eram os escravos, artesãos, empregados de oficinas e manufaturas, pequenos comerciantes,etc.
As pessoas que não tinham emprego recebiam alimentos e diversão gratuitamente, e aquilo era uma continuação da política do “pão e circo” , mas depois essa distribuição de pão foi extinta.
A maioria dos camponeses se alimentavam de pão, peixes, azeitonas e mel, e os mais ricos podiam comer carne de porco, de carneiro, e até tomar um pouco de vinho; o consumo de carne de gado não era muito comum, ocorrendo bastante o consumo de leite e de seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário